quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seminário apresentado por Maria Angélica Silva _9°A

MARIA ANGÉLICA SILVA CARDOSO

FELICIDADE: A ARTE DA SIMPLICIDADE

Trabalho apresentado, para avaliação Bimestral da disciplina de Ensino Religioso, ministrada pela professora Adriana Miranda da 9º ano. Turma A.

Escola José Peixoto

11/2010



SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................05

Desenvolvimento......................................................................................06

Conclusão..................................................................................................08

Bibliografia...............................................................................................09


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar às várias faces da felicidade e o quanto as pessoas podem se enganar em relação a esse sentimento.

Muitas vezes, buscando a tão sonhada felicidade as pessoas se perdem em caminhos tenebrosos que os levam aos vícios e por fim a depressão.

O dinheiro é uma grande armadilha da falsa felicidade porque nos dá conforto e segurança, mas não compra uma vida feliz, uma família equilibrada nem mesmo o verdadeiro amor.

A felicidade está nas coisas que nem se pode imaginar, mas a maioria das pessoas vai muito mais longe procurar aquilo que está tão perto.

Com esse trabalho, espero contribuir positivamente no conceito que muitas pessoas têm sobre O SER FELIZ.

A simplicidade de ser feliz

O que é necessário para ser feliz? Ter muito dinheiro, carro do ano, andar na moda ou ser famoso?

Para muitas pessoas, tudo isso é fundamental e, em razões disso, muitos se perdem numa imensidão de artifícios em busca da felicidade.

Há pessoas que, aos olhos de muitos, fica difícil entender o uso de entorpecentes, pois têm tudo para ser feliz, carro do ano, mansão, fama, fãs e tantos outros privilégios. Pessoas essas que muitas vezes ocupam profissões privilegiadas, músicos, médicos, atores, jogadores de futebol e tantos outros, mas, de repente, sabe-se que essas pessoas estão mergulhadas num mundo artificial que elas mesmas criaram. Diante disso tudo resta se perguntar: Por que não estão felizes? O que é necessário para ser feliz?

É incrível como pessoas que têm tão pouco vivem sorrindo mesmo morando em barracos singelos com condições precárias de vida, no entanto são felizes e são capazes de fazer as outras também felizes.

Disso tudo, pode-se perceber que a felicidade é algo que não se pode comprar numa farmácia, num boteco, nem mesmo exposta numa vitrine.

Ser feliz é contentar e valorizar o pouco que se tem e não invejar o que é o do outro, querer roubar a vida do irmão de alguma forma.

Pessoas felizes, geralmente, são bem humoradas, amáveis, honestas e que sabem doar aos outros um pouco do seu precioso tempo. Sabe contemplar as estrelas, observar a beleza de uma flor, conversar com as crianças e ver nelas o verdadeiro milagre de Deus. O interessante é que nem sempre essas pessoas se dizem religiosas. Elas simplesmente vivenciam os ensinamentos de Deus e nem sabem que são religiosas. Pessoas que de tão humildes se contentam com aquilo que Deus lhes dá.

Geralmente nem ligam para a idade porque para elas, velhice significa experiência e sabedoria; as rugas são apenas marcas do tempo; o dinheiro, apenas consequência do trabalho honesto que serve para ter vida digna e não para humilhar os outros; popularidade para elas é poder ajudar o próximo e ser lembrados numa simples oração; tristeza é apenas um momento, e, que sempre pode ser superado; alegria é um momento para se comemorar consigo mesmo e com familiares e amigos, agradecendo a Deus pela riqueza que lhes é dada.

Enfim, ser feliz é um estado de espírito, independentemente de classe social, profissão, raça ou credo. Bens materiais confortam, mas o poder da felicidade está dentro de cada um e a senha para buscá-la é Deus.

CONCLUSÃO

A partir deste trabalho, posso concluir que foi maravilhoso saber mais sobre a verdadeira felicidade, que ninguém precisa de riqueza, poder, fama, inteligência, juventude ou de qualquer outro artifício para ser feliz ou fazer os outros felizes.

Afinal, ser feliz é aproveitar intensamente o presente, vivendo um dia de cada vez. Não se preocupar com o passado ou com o futuro, pois o passado não existe mais, e o futuro a Deus pertence.


BIBLIOGRAFIA


Parábola da Felicidade. Disponível em:
http://www.homemsonhador.com/ParabolaFelicidade.html
/Vilmar Berna,Paulus Acesso em: 05 de outubro de 2010

FRASES SOBRE A FELICIDADE. Disponível em:
http://www.pensador.info/frases_sobre_felicidade/
Acesso em: 05 de outubro de 2010

Parabéns,

Você é a flor do meu jardim.

http://lh4.ggpht.com/_2iDLC8zliko/SS8VHC28AgI/AAAAAAAAEWM/Wp9sYQDVavg/s144/327955539_1570614.gifMuitos Beijos no colaçãozinho de toda(o)s.
Jesus te ama e eu também. Até a volta, Adri Miranda!

2 comentários:

Maria Angélica Silva Cardoso disse...

Olá Adriana,

Te agradeço por essa oportunidade de expressar a minha ideia e poder compartilha-la com outras pessoas, inclusive com você..!

Bruna Trovão disse...

que mensagem linda!
como diria renato russo "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".
e tbm viver como se não houvesse amanhã!
bjo

EDUCAÇÃO_ Desbravando Novos Horizontes