segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A PARÁBOLA DO PERDÃO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0NikB10IRt3nc361lrkRjkyeQEfLlnYoXpemuoWOjrjlcKGvaFQXot-UxJO43ZRT2G-8-3u3c2aVERQsWKOhDKCiW6oGJYcx74VS7v_AhOgfUsRS240madNTWgs7pSZ76_-pe2bf3Cyzt/s1600/perdao-divino.jpg

Objetivo – Trabalhar com os alunos a questão do Perdão. Pode-se inclusive refletir sobre a oração do Pai-nosso, de modo especial a frase “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoarmos a quem nos tem ofendido”.

Quem ama perdoa. Mas, quantas vezes devemos perdoar? Foi o que o Apóstolo Pedro perguntou certa vez a Jesus.

- Mestre, quantas vezes devo perdoar aquele que me ofende? Até sete vezes está bom?

- Não até sete vezes, Pedro, mas até setenta vezes sete.

Setenta vezes sete, na maneira de falar dos judeus significa, sempre. Jesus nos manda amar o próximo assim como Deus nos ama.

Dou-vos um mandamento novo: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros (João 13,34)

Certo rei resolveu acertar as contas com os seus devedores. O primeiro a ser chamado devia-lhe dez talentos, uma quantia astronômica. O devedor não podia pagar nem os juros da fabulosa dívida. Por isso o rei ordenou que seus bens fossem tomados. Pior ainda: ele, a mulher e os filhos deveriam ser vendidos como escravos. Desesperado, o devedor ajoelhou-se diante do rei e suplicou-lhe, chorando: - Tende compaixão de mim bom rei! Dai-me um prazo que voz pagarei tudo! Comovido o rei perdoou-lhe toda a dívida. O devedor deixou o palácio pulando de alegria. Na primeira esquina, encontrou um velho conhecido que lhe devia uma quantia insignificante de dinheiro. Você pode pensar que ele tenha dito ao devedor: - “Você não precisa me pagar coisa alguma. Perdôo-lhe em homenagem ao misericordioso rei que me perdoou tudo o que lhe devia”. Mas está enganado! Na verdade, ele se aproximou do devedor, agarrou logo pelo pescoço e pôs-se a sufocá-lo, enquanto gritava: - Paga o que me deves velhaco, se não te mato. O pobre homem caiu aos seus pés, rogando-lhe em prantos: - Têm paciência comigo! Dê-me um prazo que lhe pagarei a dívida com juros e tudo! Mas o credor cruel de nada quis saber. Mandou-o logo para a prisão, dando ordens para que ficasse até que lhe pagasse a dívida. Informado do que havia ocorrido o rei mando chamar o credor cruel, e disse-lhe: - “Eu te perdoei uma imensa dívida, porque não perdoastes uma pequena dívida de teu irmão? Pois também irás para a prisão até que me pagues o último centavo (Mateus 18,23-35)”.

Atividades

1. O que nos ensina a parábola do perdão?

2. Aquele rei da parábola foi muito severo com o devedor que não perdoou seu irmão. O que você tem a nos dizer sobre isso?

3. Quantas vezes Jesus manda perdoar as pessoas que nos ofendem? Explique?

4. Escolha uma destas frases abaixo e escreva-a numa faixa de cartolina e exponha-a em sua classe. Seja criativo!

Quem ama perdoa. O Perdão é filho do amor. O amor é a maior fonte de perdão. E outras frases que podem ser criadas pelos alunos;

5. Faça um desenho representando como você já perdoou ou perdoará seu amiguinho.


Boa sorte!

Créditos:ensinoreligiosonreapucarana / FrontPage


Jesus te ama e eu também.
Até a volta, Adri Miranda!
http://mob228.photobucket.com/albums/ee126/sandra1966/v18.gif

Nenhum comentário:

EDUCAÇÃO_ Desbravando Novos Horizontes