sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Verificação de aprendizagem por meio de pesquisas

Nome:______________________________ Ano:____Turma:_____

Professoras: Adriana

Pesquisa conjunta

01- Leia atentamente:

Diálogo de todo dia –

Carlos Drummond de Andrade

- Alô, quem fala?

- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.

- Mas eu preciso saber com quem estou falando.

- E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.

- Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?

- Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.

- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.

- Ah, sim. No aparelho não está ninguém.

- Como não está, se você está me respondendo?

- Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.

- Engraçadinho. Então, quem está fora do aparelho?

- Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.

- Não parece. Se fosse para me servir já teria dito quem está falando.

- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.

- Se eu conhecesse não estava perguntando.

- Você é muito perguntador. Pois se fui eu que telefonei.

- Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.

- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.

- Estou respondendo.

- Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus: quem fala?

- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido?

- Bolas!

- Bolas digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por todas: com quem deseja falar?

…Silêncio.

- Vamos, diga: com quem deseja falar?

- Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Tchau!

01- Compreensão textual.

A. Quantos personagens Participam deste diálogo?

________________________________________________________________________________________________________________________

B. O leitor percebe a presença de um narrador?

________________________________________________________________________________________________________________________

Como o leitor fica sabendo se os participantes do diálogo são homens ou mulheres? ________________________________________________________________________________________________________________________

Ao ler o texto, o que o leitor pode concluir de cada personagem, do lugar que eles estão e da ocasião em que esse diálogo acontece? ________________________________________________________________________________________________________________________

02- Produção textual.

Leia o trecho abaixo, depois continue o raciocínio.

Dizem que o mundo de hoje e o mundo das imagens, que nos informam, emocionam e tantas vezes_ consideram o consumidor. Mas existe outra forma de conhecer, devagar de sonhar:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03- Estudo da gramática.

Leia as frases retiradas do romance de José de Alencar “Senhora” e observa os termos destacados.

* “Aurélia era órfã, tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre o acompanhava na sociedade”.

* “O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro onde residem as facilidades especulativas do homem”

* “Tenho duas grandes lições no mundo: a da miséria e a da opulência”.

* “Cabendo-me, porém a fortuna de ter um tutor meu amigo, que me faz todas as vontade, cabe o senhor, meu tio”.

Manuel Tavares do Amaral, empregado da alfândega [...]”.

Responda ás questões.

A. Quem era a velha parenta?

____________________________________________________

B. Qual o foco natural de toda mulher?

____________________________________________________

C. Quais eram as duas grandes lições que Aurélia tinha do mundo?

____________________________________________________

D. Que atitude do tutor permitia Aurélia considerá-lo amigo?

____________________________________________________

E. Quem era Amaral?

____________________________________________________

F. Qual é a principal função do termo aposto? Explique.________________________________________________________


04-Leias as falas.

Filhoo,eu vou sair e volto já. Tá?

Humm, tá frio lá fora, mãe. Não se esquece de levar o casaco

A. Nessas falas há termos usados apenas para nomear alguém. Que termos são esses?

B. Esses termos que indicam apelo ou chamamento, geralmente, estão isolados do resto da frase são chamados de vocativos. Quais sinais de pontuação separam o vocativo dos demais ternos da frase?

05- Leia atentamente:

“Um grande carro não precisa necessariamente ser um carro grande”

Responda:

A_Quais são os adjuntos adnominais do sujeito?

__________________________________________________________

B_Quais são os adjuntos adnominais que aparecem do predicado?

__________________________________________________________

C_Observe que o significado do adjetivo grande varia de acordo com sua posição na frase. Explique o significado de:

Um grande carro.__________________________________________

Um carro grande.__________________________________________

D_Quais são os adjuntos adnominais dos núcleos do sujeito ou objeto destacados?

O escritor americano relata dez momentos históricos. __________________________________________________________

Dois jornalistas brasileiros visitaram algumas aldeias indígenas. __________________________________________________________

Essa minha história é maravilhosa. __________________________________________________________

O novo livro vêm com dicionário. __________________________________________________________

06 - Agora, escreva dez substantivos que apresentem as grafias abaixo:

A. São_______________________________________________________________________________________________________________

B. Ção_______________________________________________________________________________________________________________

C. Ssão______________________________________________________________________________________________________________

Boa sorte!

http://lh4.ggpht.com/_2iDLC8zliko/SS8VHC28AgI/AAAAAAAAEWM/Wp9sYQDVavg/s144/327955539_1570614.gifMuitos Beijos no colaçãozinho de todas.
Jesus te ama e eu também. Até a volta, Adri Miranda!

Nenhum comentário:

EDUCAÇÃO_ Desbravando Novos Horizontes