Escola Abelhinha Feliz
DISCIPLINA: História TURNO: Matutino PROFESSORA: Adriana Miranda
DATA: 26/01/2011
OBJETIVO GERAL: Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as mudanças, as permanências, as diferenças e as semelhanças existentes no interior das coletividades e entre elas, considerando que estão organizadas a partir de uma multiplicidade de sujeitos, grupos e classes (com alguns interesses comuns e outros diferentes). Conceituar e orientar atividades que possibilitem aos alunos a realização de leituras críticas dos espaços, das culturas e das histórias do contexto inserido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM:
Reconhecer relações sociais, econômicas, políticas e culturais que estabeleceu/estabelecem no presente e no passado;
Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
Identificar as relações de poder políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas;
Valorizar as ações coletivas que repercutem as condições de vida.
Entender as relações entre os homens ao longo dos tempos.
BIMESTRE: 1° SÉRIE: 6ª série
CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO | |
Conhecendo a História; O tempo; calendários e a arqueologia; A origem do ser humano: povoamento da América; O paleolítico e o Neolítico; Os povos da Mesopotâmia; A sociedade mesopotâmica; As crenças e as escritas da mesopotâmia. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 2° SÉRIE: 6ª série
A África Antiga: os egípcios; A formação da civilização egípcia; As camadas sociais práticas religiosas; África Antiga: uma diversidade de povos organização social e política; O império Cuxe; Cultura Cuxita; O reino Axum e os povos do deserto; Os fenícios; Os grandes Comerciantes da Antiguidade; A cultura e o legado fenícios. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 3° SÉRIE: 6ª série
Os hebreus e a terra prometida; O cotidiano dos hebreus; A divisão dos Estados; Os persas e sua cultura e crenças; os antigos chineses; Unificação do território chinês, sua cultura e crenças; O império Ham; As desigualdades sociais e a ruína do império; | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 4° SÉRIE: 6ª série
Os antigos Gregos: A vida nas cidades Grega; Atenas: Uma cidade imponente; O governo nas cidades-estado Gregas; Atenas em tempo de democracia; Os antigos romanos e sua civilização; A República em Roma; O Alto e o Baixo Império; As invasões Germânicas; A cultura clássica e sua influencia no nosso cotidiano; A língua, arte, legado jurídico e cultura Romana. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
Referencia Bibliográfica: Pellegrini, Marcos; Machado Dais, Adriana; Grinberg, Keila. Vontade de Saber História, 6° ano. São Paulo: FTD, 2009.
Escola Abelhinha Feliz
DISCIPLINA: Geografia TURNO: Matutino PROFESSORA: Adriana Miranda
DATA: 26/01/2011
OBJETIVO GERAL: Criar condições para que o aluno possibilite refletir, observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço e o do lugar em que vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, possibilitá-los a uma consciência maior de hipótese e solução de problemas. Conhecendo as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as marcas do passado no presente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM:
Construir o pensamento científico acerca dos fenômenos que regem os processos evidenciados na natureza.
Contemplar, de forma crítica, a intervenção humana no espaço natural em diferentes épocas de sua existência.
Compreender a natureza como um todo dinâmico sendo o ser humano, parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
Identificar produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje, e em sua evolução histórica. Saber combinar leituras, observações, experimentos, registros para coleta, organização e discussão de fatos e informações.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovida pela ação coletiva.
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas fazendo os usos corretos e necessários daqueles que venham prejudicar a natureza e o homem.
BIMESTRE: 1° SÉRIE: 6ª série
CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO | |
A localização e orientação de mapas; Pontos de referências; Corpos celestes; Instrumentos de orientações A origem do universo; Sistema solar planeta terra e suas teorias; Os movimentos da terra- sistema de rotação e translação. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 2° SÉRIE: 6ª série
Mapeando a terra_ mapas, as plantas cartográficas; As representações da terra; O globo terrestre, o planisfério, legendas, gráfico e tabelas; A transformação no planeta terra; Movimentos da placas tectônicas, terremotos e vulcões; Paisagens e suas transformações; O solo e suas mudanças. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 3° SÉRIE: 6ª série
A vida modificando as paisagens; Teoria científica sobre a origem da vida; Interação humana e a paisagem; Há milhões de anos; Cronologia da terra; A estrutura da atmosfera; O clima e suas dinâmicas; Efeitos da poluição e as causas; Fonte de energia. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 4° SÉRIE: 6ª série
A água, patrimônio natural esgotável; Importância da água; Aproveitamento do solo; Importância da água; A biosfera; Cadeia alimentar humana; Cidadania e o meio ambiente. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
Referencia Bibliográfica: Castellar, Sonia; Maestro, Valter. Geografia_uma leitura do mundo, 6°ano. São Paulo: Quinteto Editora, 2009.
Escola Abelhinha Feliz
DISCIPLINA: Ensino Religioso TURNO: Matutino PROFESSORA: Adriana Miranda
DATA: 26/01/2011
OBJETIVO GERAL: Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre o plano de Salvação através da pessoa de Jesus Cristo e de seus ensinos, ajudando o aluno a conhecer/reconhecer a importância de Deus na sua vida (em todos os aspectos) e incentivá-lo a vivenciar os fenômenos religiosos nas suas múltiplas expressões e dimensões, voltado para a transcendência donde emanam valores descritos no coração humano. Sensibilizando para que possa desperta-lo na buscar da solidariedade, da ética e do respeito mútuo por qualquer vida existente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM:
Reconhecer Deus como Criador e Sustentador de todas as coisas.
Perceber o poder, amor e cuidado de Deus para com o seu povo, através de Sua criação.
Aprender que Deus se comunica com o homem através da sua criação e da sua Palavra, a Bíblia.
Respeitar todos os segmentos religiosos, como seus integrantes.
Conhecer e aprender os valores apresentados na Palavra de Deus, bem como compreender que eles servem para dar direção à sua vida.
Compreender que é parte integrante da família de Deus.
Integrar a Fé Cristã e seus valores a todas as áreas da sua vida.
Reconhecer valores que eleva a transcendência
Atuar em sua realidade, para transformá-la, consciente da sua responsabilidade como cidadão.
BIMESTRE: 1° SÉRIE: 6ª série
CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO | |
Tudo que deus fez é bom; A evolução do mundo; Deus nos promete o bem; Intervenção de Deus; A ideia do transcendente; Deus quer que sejamos livres; Reflexão sobre os mandamentos. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 2° SÉRIE: 6ª série
A mensagem dos profetas; A promessa da salvação que Deus faz aos homens; Jesus, o messias esperado; Deus envia seu filho para o mundo; A busca do criador; Jesus nos ensina a felicidade; Por que devo rezar/orar. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 3° SÉRIE: 6ª série
Oração do Pai Nosso_ falando com Deus; O poder da oração e da fé; Jesus nos convida a ser bons; Teoria do pecado: O perdão é maior que o pecado; Ritos e mitos religiosos; O poder do totem. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 4° SÉRIE: 6ª série
A morte e ressurreição de Cristo; Jesus cristo o caminho para a realização e salvação do homem; A expansão das Igrejas, A luta de Martin Lutero e outros propagaram a fé e esperança; Os seguidores de Jesus do passado e do presente; As responsabilidades como servo/filho de Deus. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
Referencia Bibliográfica: Figueroa; Andrés Eusébio, Luiz; Braga, Marcio; Del Mara, Maria; Colmenares, Sonsoles. Entre Amigo/Religião, Editora Moderna
Escola Abelhinha Feliz
DISCIPLINA: Literatura TURNO: Matutino PROFESSORA: Adriana Miranda
DATA: 26/01/2011
OBJETIVO GERAL: Criar condições para que o aluno possa refletir criticamente sobre a Literatura como fenômeno artístico, considerada em sua natureza educativa por excelência, extraindo valores, crenças, ideias, pontos de vista de seus autores, que podem enriquecer a vida a cada livro lido.
Visando o desenvolvimento as seguintes competências: analisar os recursos linguísticos e expressivos dos textos e seus suportes; reconhecer as características dos diversos tipos de textos (poéticos, narrativos, argumentativos, opinativos e informativos); compreender as diferenças entre um texto literário e outro não-literário; reconhecer textos como um objeto sócio-historicamente construído; relacionar texto e contexto; perceber o diálogo entre os textos (intertextualidade) e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM:
Reconhecer a importância do teto literário;
Vivenciar, valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso ao mundo do prazer da leitura analítica; Possibilitar o conhecimento das diversas funções da linguagem;
Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado;
Possibilitar aos alunos a escolha de suas leituras. Fora da escola, o autor, a obra ou o gênero são decisões do leitor.
Ampliar a visão de mundo estimular o desejo de outras leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação oral ou teatral.
BIMESTRE: 1° SÉRIE: 6ª série
CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO | |
O Ateneu_ Romance do escritor brasileiro Raul Pompéia, considerado como o único exemplar de romance impressionista na literatura brasileira. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 2° SÉRIE: 6ª série
Iracema_ Romance da literatura romântica brasileira, publicada em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 3° SÉRIE: 6ª série
Mensagem _Retrata a mitologia do passado heróico de Portugal, repleta de símbolos, escrito pelo poeta português Fernando Pessoa, e o único que ele publicou em vida. Composto por 44 poemas, chamado pelo poeta de "livro pequeno de poemas". | Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
BIMESTRE: 4° SÉRIE: 6ª série
Leitura, interpretação, pesquisa, (individual e coletiva - quando possível e necessário for); | QUALITATIVA | QUANTITATIVA |
Qualquer tipo de problemas comunicar-me imediatamente.
Muitos Beijos no colaçãozinho de toda(o)s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário