quarta-feira, 13 de junho de 2012

Texto narrativo_ O tempo e o enredo.



Os personagens vivem e agem em determinado ambiente, durante certo tempo. Este tempo poder cronológico ou psicológico. O tempo cronológico é o da natureza, aquele que, marcado pelo relógio, indica o passar das horas e dos minutos. O tempo psicológico e o da sensação de duração dos fatos, variável de indivíduos para indivíduos. Composto de momentos imprecisos que se fundem ou se aproximam, nele se misturam passado, presente e futuro. Nas narrativas, essa mistura ocorre ao sabor da imaginação do narrador ou personagens.
No desenrolar do enredo tem papel fundamental o conflito, isto é, o elemento em torno do qual são organizados os fatos e seu desenvolvimento. Por ser o elemento que mais prende a atenção do leitor, o conflito, de maneira geral, determina as parte do enredo:
*introdução (ou apresentação): é o começo da história, a parte na qual se apresenta os fatos iniciais, as personagens e, às vezes, o tempo e o espaço;
*complicação (ou desenvolvimento): é a parte em que o conflito se desenvolve, complicando-se (pode haver mais de um conflito na história);
*clímax: é ao ponto culminante da história, o de maior tensão, o momento em que o conflito atinge seu ponto máximo;
 *conclusão (ou desfecho): é a solução final do conflito, que pode ser feliz, trágica, inesperada, cômica, surpreendente, etc.
O enredo pode ser desenvolver de modo linear, isto é, numa sucessão contínua de fatos, que vêm um após o outro, num encadeamento lógico de causa e consequência. E pode também desenvolver-se de modo não linear, ou seja, de maneira que os fatos não são apresentados em sequência; eles evoluem aos saltos, como omissões, interrupções e cortes.
Um texto narrativo, portanto, não é mero relatar de acontecimentos, mas o resultado de um trabalho de organização e recriação de um mundo particular, no interior do qual tudo deve fazer sentido.


Leia o texto narrativo a seguir:


Lu foi comprar o queijo que Dalmo queria para o lanche. Na rua, encontrou Miro, que namorava quando tinha 15 anos e era virgem. Foram andando na companhia das lembranças. As novenas… o cinema nas matinês de domingo… os bailes no clube dos Marujos, os dois dançando sempre ao fundo do salão porque, se o pai dela visse o agarramento, era escândalo na certa e o soco do velho Justa doía mais que coice de mula… o mato escuro no fim da rua…
- Eu moro aqui. Quer entrar?
Miro foi o primeiro homem de sua vida e, na época, ela ficou sem saber direito o que isso é. O rapaz tinha 17 anos e também era virgem.
- Quer entrar?
Lu cedeu à curiosidade, entrou e conheceu delícias. Naquela noite, Miro ia a São Paulo, ela foi junto. De lá, seguiram para a Europa, Lisboa, Madri, Paris, Roma, Berlim, Londres… Céus de diversos tons de azul, colchões e rostos diferentes… Um dia ela pensou no que fizera a Dalmo: nem sequer um telefonema de adeus. Ele não merecia. Tão amoroso gentil. Estavam em Stutgart, Miro dormia o sono solto. Correu para o aeroporto. Era o fim de tarde quando Lu entrou em casa e, antes que Dalmo quisesse saber a razão daquela ausência de dois anos e meio, ela mostrou o embrulho e falou como se tivesse saído ainda há pouco.
- O queijo que você quer para o lanche.
(Mário Lago, 16 linhas cravadas.
São Paulo: Publisher Brasil, 1988. p. 41.)

Atividades propostas

1.      Divida o enredo do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.

2.      Como e apresentado e o tempo neste texto?

3.      Qual é o conflito dessa narrativa?

4.      Transforme o enredo do texto em uma notícia de jornal.

5.      Observe a foto abaixo.

 A parti dos dados da foto, conte uma história em que estejam presentes os cinco elementos fundamentais do texto narrativo: narrador, personagem, tempo, ambiente e enredo. Construa a narração em 1° ou 3°pessoa. Dê um titulo ao seu texto.




 Boa Sorte!

http://lh4.ggpht.com/_2iDLC8zliko/SS8VHC28AgI/AAAAAAAAEWM/Wp9sYQDVavg/s144/327955539_1570614.gif
Muitos Beijos no coraçãozinho de toda(o)s. 
Jesus te Ama e eu também, até a volta. 
Adriana Miranda!

Nenhum comentário:

EDUCAÇÃO_ Desbravando Novos Horizontes